Mortal Kombat foi lançado pela Midway para Arcade em 1992. O game de luta foi revolucionário e fez bastante sucesso, principalmente por ter gráficos pré-renderizados de pessoas reais e ser muito violento. O excesso de sangue e os famosos fatalities, onde cada lutador finalizava a luta matando seu oponente de forma brutal, garantiu longa bem sucedida duração da franquia. Criado pelos americanos Ed Boon e John Tobias o game contava com apenas 7 personagens jogáveis (Johnny Cage, Kano, Rayden, Liu Kang, Scorpion, Sub-Zero e Sonya Blade) e 7 zonas de combate (The Courtyard, Palace Gates, Warrior Shrine, The Pit, The Pit Bottom, Throne Room e Goro's Lair). Além do Arcade, a primeira versão do jogo saiu para PC(DOS), Mega Drive, Game Gear, Master System, SNES, GameBoy e HandHeld LCD em 1993, Sega CD e Tiger em 1994, PlayStation 2 e XBox (em coletânea) em 2004, Jakks TV Plug and Play e PSP (em coletânea) em 2005 e PC(Windows) em 2006 (também em coletânea).
Mas isso tudo você já tinha conhecimento, o que você não sabia sobre o primeiro Mortal Kombat vem a seguir.
4 caras e 10 meses
Por mais inacreditável que possa parecer, Mortal Kombat foi feito em apenas 10 meses e por 4 pessoas(!). Em entrevista a Official Nintendo Magazine, Ed Boon declarou: "Mortal Kombat começou a ser criado por quatro pessoas em 1991; Eu era o único programador, John Tobias e John Vogel os únicos artistas e Dan Forden o único design de som. E foi isso. Nós desenvolvemos o primeiro Mortal Kombat em dez meses do início ao fim..."
Jean-Claude Van Damme?
Antes de começarem a desenvolver Mortal Kombat, Boon e Tobias queriam criar um jogo em que Van Damme seria o personagem principal, mas como o astro de Hollywood já estava em negociação com outra empresa para criar seu próprio game, o plano inicial não deu certo e assim eles partiram para um novo projeto: Mortal Kombat.
Será que é por isso que Johnny Cage tem tanta semelhança com o ator?
Nomes
O game poderia ter outro nome diferente do que conhecemos hoje em dia. Kumite, Dragon Attack, Deathblow e até mesmo Fatality foram nomes cogitados para o jogo. O nome que foi batizado surgiu quando alguém escreveu a palavra "Combat" no quadro do escritório de Ed Boon e depois outra pessoa colocou um "K" por cima do "C" na palavra. O designer de pinball Stevie Ritchie, amigo de Boon, foi quem sugeriu o nome Mortal Kombat ao ver o quadro.
Os atores










Liu Kang
O nome original de Liu Kang era Minamoto Yo Shin Soo nos estágios iniciais de desenvolvimento do jogo. O nome era em homenagem a Yoshitsune Minamoto, general mitológico da história do Japão.

A ideia inicial para Liu Kang era que ele fosse careca como qualquer monge Shaolin, mas Ho Sung Pak, o ator que fez o personagem, se recusou a raspar a cabeça. Em compensação o ator Richard Divizio não pensou duas vezes e tirou a cabeleira para nos dar um Kano carequinha.
Sub-Zero
O nome original do ninja glacial seria Tundra Sub-Zero e seu uniforme também seria diferente, como você pode observar abaixo.

Goro
O personagem abaixo é uma versão prévia de Goro. Ele se chamava Rokuro em homenagem a Rokuro-Kubi personagem o folclore japonês.

Johnny Cage
Johnny Cage era chamado de Michael Grimm nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Jax e Stryker (?)
Stryker era para estar em Mortal Kombat. Não... na verdade Jax é que era para estar na primeira versão do game. Mas quem acabou ficando foi Sonya com a mesma história de Stryker. Para entender essa confusão só lendo o que John Tobias falou em uma entrevista: "Jax era chamado de Kurtis Stryker há muito tempo atrás, porque Jax originalmente estaria em Mortal Kombat 1, mas nós o criamos como Kurtis Stryker, e sua história é atualmente e história de Sonya.". Ed Boom completa: "Quando decidimos adicionar Sonya, pegamos a história (de Jax) e aplicamos a ela. Nós sempre queríamos trazer Jax devolta, e isso é o porque de trazermos ele em Mortal Kombat II..."
Imagens de bastidores






Um Making Of do primeiro jogo:
Fatalitys:
Versões de MK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário